quinta-feira, 28 de março de 2013

Como escolher a cor certa de base?

A base, na minha opinião, é o elemento mais importante de uma boa maquilhagem, pois se a pele não estiver bem "feita", ou seja,  bem corrigida e com o tom acertado, o resto da maquilhagem não se irá destacar. Muita gente ainda tem dúvidas sobre a escolha acertada da cor da base para a sua pele e erra na hora da escolha. A cor da base terá de ser igual ou o mais semelhante possível ao tom do seu rosto e pescoço, nunca devemos escolher uma base mais escura que a nossa pele para nos dar um ar mais bronzeado, para esse efeito existem os "bronzers", que são pós compacto mais escurinhos que quando utilizados como contorno na nossa face vão dar um efeito mais bronzeado e natural (noutro post irei falar das maravilhas do contorno). Ou seja nada de máscaras, em que a cor da face fica mais escura que o tom do nosso pescoço.
 Quando fiz o Workshop da Alice Salazar ela teve o cuidado de nos ensinar como devemos escolher a base de acordo com o nosso tom. Quando vamos escolher a base e não temos nenhum profissional para nos orientar heis as dicas que devem seguir:

  • Nunca experimentar a base nas costas da mão, as nossas mãos devido a estarem mais expostas e menos protegidas tendem a ter um tom diferente da nosa face;
  • O correcto é experimentar a base em todo o nosso rosto e pescoço, previamente limpos, ou apenas na lateral do rosto e início do pescoço em cima da mandíbula;
  • A cor certa é aquela que se fundir com o tom da nossa pele;
  • Deve-se verificar o efeito da base em diferentes tipos de iluminação, pois nas perfumarias com toda aquela iluminação artificial pode parece ser o tom certo e, quando se sai para a luz natural do dia esta pode estar mais escura;
  • O ideal seria aplicar a base na perfumaria e ver como se sente com ela ao longo do dia. Não precisamos de comprar a base de imediato, devemos ter a certeza de que aquela base é a ideal e que se adequa ao nosso tipo e tom de pele.
Perfeito seria pedirem uma amostra da base que estão a pensar adquirir para poderem experimentar, assim tiravam as dúvidas acerca do tom, pois a usariam-na durante o dia em diferentes tipos de iluminação, e também sobre o efeito da base na pele em termos de conforto e durabilidade na pele. 

Experimentem as cores que acham serem ideais para o vosso tom na mandíbula do rosto até ao início do pescoço. Nesta imagem a cor ideal seria a 2ª a contar da esquerda.

Espero ter ajudado com este tema, caso tenham dúvidas ou caso saibam de outras técnicas deixem um comentário.
Quanto mais partilharmos as nossas experiências mais aprendemos :)

Beijinhos



Sem comentários:

Enviar um comentário